Esta semana, em nossa série Fotografia e Arquitetura, apresentamos o trabalho do alemão Christian Richters, que trabalha por toda Europa, Estados Unidos e Ásia fotografando obras de arquitetos conhecidos, como Bernard Tschumi, Toyo Ito, Zaha Hadid, Um Studio e David Chipperfield, entre outros. Atualmente trabalha com VIEW Pictures, com um extenso catálogo de fotografias de arquitetura.
- 1.Quando e como você começou a fotografar arquitetura?
Quando jovem, sempre fotografei como passatempo ruas, zonas industriais e barcos que me fascinavam. Logo que terminei os estudos na Folkwang Art School em Essen, Alemanha, dediquei-me principalmente à fotografia de arquitetura histórica para livros e revistas. No começo dos anos 90 houve uma mudança importante na arquitetura contemporânea, de modo que mais e mais arquitetos se tornaram meus clientes. Isto é o que eu faço hoje, mas ainda dedico parte do meu tempo a projetos históricos para os editores.
2.Você é arquiteto?
Não. Estou interessado em encontrar e descrever, e não em criar.
3.Por que gosta de fotografar arquitetura?
Existe uma magia ao chegar a um lugar pela primeira vez, descobri-lo visualmente e decifrá-lo. Pode ser uma paisagem, uma casa, uma cidade inteira ou um pequeno refúgio. Fotografar arquitetura é uma forma muito lenta, uma forma de resistir à aceleração. Este é o prazer de trabalhar no local. Eu particularmente gosto disso, pois me mantém viajando o mundo por um motivo especial.
4. Arquiteto favorito?
É uma pergunta difícil, e acho que não deveria eleger nenhum nome. Aprecio o entusiasmo dos arquitetos jovens de hoje em dia, que mantém seus escritórios no melhor nível, trabalhando intensamente.
5. Obra favorita?
O hotel Kandalama, em Dumbulla, Sri Lanka, do arquiteto Geoffrey Bawa.
6. Como você trabalha? (independente, com revistas, arquitetos? Viagens?
Depende do projeto, do cliente e do tempo dado. Idealmente trabalho com clientes de grande trajetória, arquitetos com obras fotografadas por muito tempo. Recebo um e-mail, um PDF sobre o lugar, alguns desenhos, uma proposta e vou fotografar.
7. Que equipamentos e softwares você usa?
Camêras Alpa, com lentes Schneider y Rodenstock, Leica M9, Phase One digital back e software Photoshop.